quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os 10 discos mais vendidos dos anos 90

Os novos saudosistas já dizem que os anos 90 são os novos anos 80, entrando, assim, para a moda retrô. Afinal, Tamagoshis, Beavis & Butt-Head, o grunge e Friends parecem coisas de milênios passados.

Mas você lembra quais foram os maiores sucessos de venda no mundo da música pré-internet? Alguns já eram de se esperar, até porque você cantou muitas destas músicas no banho, mas outros são completas surpresas.

Confiras os 10 discos de maiores sucessos da década de 90:


1° Shania Twain – Come On Over
Shania Twain - Come On Over

Você provavelmente não deve se lembrar do nome Shania Twain, mas com certeza já deve ter escutado e até cantado repetidas vezes o super hit “Man! I Feel Like a Woman”. “Come On Over” consolida a parceria da cantora country com seu marido e produtor Mutt Lange, produzindo um disco de 16 hits, 4 Grammys e 22 discos de platina.

Resultado: 22 milhões de cópias vendidas



2° Whitney Houston – The Bodyguard
TheBodyguard

Este é um dos raros exemplos em que uma trilha sonora de um filme ganha destaque igual (ou talvez maior) que o próprio filme. Propulsionado pela participação da própria Houston como atriz, a trilha sonora, lançada em novembro de 1992, recebeu o Grammy de melhor disco do ano graças a “I Will Always Love You”, mas faixas como “Run To You” e “I’m Evry Woman” também viraram sucessos.
Resultado: 19,1 milhões de cópias vendidas



3° Alanis Morisssette – Jagged Little Pill
alanisjagged

Foi “Jagged Little Pill”, o terceiro álbum de estúdio da canadense Alanis Morissette, que a lançou para o sucesso internacional. Lançado em junho de 1995, o álbum mostra uma trabalho mais sério da cantora de apenas 21 anos, com canções extremamente melancólicas e de profunda ira. O sucesso foi estrondo – de 12 músicas 6 viraram singles, o que lhe rendeu 4 Grammys. 
Resultado:
 19 milhões de cópias vendidas

4° Hootie & The Blowfish – Cracked Rear View
hootie

Mais um grupo de sucesso internacional que passou longe dos seu ouvidos nos anos 90. Hootie & The Blowfish é uma banda de pop rock, com uma forte influencia country, formada em 1986 nos Estados Unidos. Seu primeiro álbum, “Cracked Rear View”, de dezembro de 1994, é o de maior sucesso da carreira, com hits como “Hold My Hand”, Let Her Cry” e “Only Wanna Be With You”. A banda acabou em 2008 e você nem viu passar.
Resultado: 16,1 milhões de cópias vendidas 


5° Garth Brooks – No Fences
nofences

Mais uma vez Garth Brooks. Desta vez a jovem salvação country lança seu segundo trabalho, “No Fences”, de agosto de 1990. Reinterpretando country tradicionais com uma levada pop e uma atitude rock, “The Thunder Rolls”, “Friends In Low Place” “Unanswered Prayers” entraram para a lista de “Número 1” nos Estados Unidos.
6° Garth Brooks – Double Live
doublelive

Em novembro de 1998, o fenômeno country Garth Brooks faz um compilação de seus 10 álbuns de estúdio e grava, em show espetacular, 25 de suas canções favoritas. O disco duplo traz sucessos como “Shameless”, “The Thunder Rolls” e muitos outros que não deixam a desejar – graças, é claro, da participação calorosa de seus fãs.

Resultado: 14 milhões de cópias vendidas


7° Santana – Supernatural
Santana-Supernatural

Respeitadíssimo guitarrista desde os anos 60, quando surpreendeu o mundo com sua mistura jazz-latina no Festival de Woodstock, Carlos Santana lançou, em junho de 1999, o explosivo “Supernatural”, que marcou a entrada de participações especiais em seus trabalhos, como Eagle-Eye Cherry, Eric Clapton e Lauryn Hill. No disco, sucessos como “Smooth” “Put You Lights On”, “El Farol”, “The Calling” e “Maria Maria” lhe renderam 8 prêmios Grammy.

Resultado: 14,6 milhões de cópias vendidas

8° Backstreet Boys – Backstreet Boys
BackStreetBoys-BackStreetBoys
Embora norte-americanos, foi na Alemanha, no final de 1997, que a boy band Backstreet Boys conseguiu seu primeiro momento de fama. Mas também não demorou muito para conquistar a América: em 1998, o disco homônimo foi o terceiro disco mais vendido do ano. Com a explosão do pop fútil, sucessos como “Get Down (You’re The One For Me)”, “As Long As You Love Me” e “Everybody” também tiveram seu lugar ao sol.
Resultado: 14,1 milhões de cópias vendidas



9° Garth Brooks – Ropin’ The Wild
ropin the wind
Garth Quem? Você provavelmente aqui no Brasil estava muito ocupado ouvindo É o Tchan, mas nos Estados Unidos o coutry-pop de Garth Brooks levou centenas de caipiras à loucura, elevando a música country para um patamar jamais alcançado antes. Em setembro de 1991, Brooks lançava seu terceiro álbum, “Ropin’ The Wind”, com sucessos instantâneos como “Rodeo”, “Shameless” e “The River”.

Resultado: 14 milhões de cópias vendidas

10° Britney Spears – …Baby One More Time
BritneySpears003

Em janeiro de 1999, a então santinha-porém-sensual Britney Spears lançava seu primeiro álbum “…Baby One More Time”. Puxado pelo sucesso de sua passagem no programa infantil “New Mickey Mouse Club”, a jovem talento rapidamente explode no mundo pop com canções melosas, refrões marcantes e batidas leves de hip hop em hits como “Baby One More Time”, “Born To Make You Happy” e “Crazy”.

Resultado:
 13,9 milhões de cópias vendidas

Um comentário:

  1. Faltou o Nevermind do Nirvana, ouvi falar que foi o segundo mais vendido da década de 90, atrás do Come On Over

    ResponderExcluir